Base de dados que caracteriza o atual cenário do mercado editorial dos romances publicados dos anos 2000 em diante que tematizam a ditadura militar de 1964 no centro de seus enredos.
Títulos, autores, editoras, ano de publicação e cruzamento de outros dados configuram um esboço da cena editorial desses romances.
A cena a partir da qual se reuniram essas informações é a fundação sobre a qual se constrói a discussão acerca da teoria da ficção na contemporaneidade, na tese de doutorado em desenvolvimento intitulada “(Des)controle do imaginário: o regime militar como lastro das ficções de Micheliny Verunschk e Joca Reiners Terron” (título provisório), de autoria de Júlia de Mello, sob orientação da professora Rejane Rocha, com financiamento FAPESP (Processo nº2019/03937-0).
O objetivo deste Observatório é tornar públicos e acessíveis os dados a partir dos quais a tese começa a se construir. Assim, tais dados não são nossos resultados parciais, mas o ponto de partida que ensejou nossas indagações.
A reunião e análise editorial de romances publicados desde os anos 2000 até o presente implica um inacabamento permanente.
Em se tratando de pesquisa em desenvolvimento que se debruça sobre esses dados, ainda mais profundo se torna o olhar sempre relativo, parcial, inconclusivo.
Esses dados têm, portanto, um caráter sempre provisório e estão em constante revisão.
Você pode contribuir com informações, questionamentos, comentários. Estamos totalmente abertas ao diálogo.
A sistematização dos nossos dados se deu a partir do cruzamento das informações que se encontram em:
Lista recém-atualizada da professora Regina Dalcastagnè | Lista de Berttoni Licarião no @Literatoni (Parte 1 & Parte 2) | Lista de Berttoni Licarião em sua tese de doutoramento | Lista e dados de Lua Gill em sua tese de doutoramento | Fortuna crítica em consolidação em torno do romance pós-ditatorial contemporâneo | Pesquisas próprias.
O diálogo na academia torna o trabalho potencializado pela construção coletiva. Assim, de modo especial, ao professor e pesquisador Berttoni Licarião (UnB) um agradecimento pela participação ativa na construção da lista de romances aqui contemplados.
CC Júlia de Mello – Núcleo Interdisciplinar Literatura e Sociedade – Unidade Especial de Informação e Memória – Universidade Federal de São Carlos – FAPESP (2019/03937-0)